VII Simpósio Paranaense de Direito de Família e das Sucessões (11/12)

Dia 11 de dezembro de 2018

13h30 ? Credenciamento e abertura do evento

14h ? PAINEL DE ABERTURA

Tema: Efeitos jurídicos da sociafetividade: aspectos parentais e sucessórios

Palestrantes:
Zeno Veloso
Ana Carla Harmatiuk Matos

Waldyr Grisard Filho ? Advogado. Diretor do IBDFAM
Ricardo Lucas Calderon ? Advogado. Diretor do IBDFAM

15h15 ? 1º Painel

Tema: Pacto Antenupcial e Renuncia à Herança

Palestrante:  Carlos Eduardo Pianovski Ruzyk

Tema: Fraude na partilha e a aplicação da pena de sonegados no divórcio e na dissolução da união estável
Palestrante: Marina Cardoso Dinamarco

Luciana Faísca Nahas – Advogada. Presidente do IBDFAM/SC
Caroline Said Dias ? Advogada. Diretora do IBDFAM/PR

16h15 ? 2º Painel

Tema: Previdências privadas: partilha de bens
Palestrante:  Viviane Girardi

Tema: Interlocuções entre o direito previdenciário e o direito das famílias
Palestrante: Melissa Folmann

Fernanda Karam de Chueri Sanchez ? Magistrada. Diretora do IBDFAM/PR

Adriana Grandinetti Viana ? Advogada. Diretora IBDFAM/PR

17h15 ?  coffee break

17h45 ? 3º Painel

Tema: Conjugalidade(s) e o Estado Democrático de Direito: tensões entre liberdade e regulação
Palestrante:
Marcos Alves da Silva

Tema: Direito, personalidade e nome

Palestrante:  Eroulths Cortiano Junior

Líbera Copetti de Moura Pereira
Advogada. Presidente do IBDFAM/MS
Paulo Lépore ? Advogado. Diretor do IBDFAM

18h45 ? 4º Painel

Tema: Obrigação alimentar na sucessão

Palestrante:  Marcelo Truzzi Otero

Tema: A quantificação dos alimentos: base de cálculo e o mito da alíquota de 30%

Palestrante: Marcelo Bürger

Coordenadores da mesa:

Alexandre Barbosa da Silva ? Advogado. Presidente do Núcleo Cascavel do IBDFAM/PR

Elizangela Ribeiro ? Advogada. Presidente do Núcleo Regional Londrina do IBDFAM/PR

19h45 ? Palestra de Encerramento

Tema: Herança Digital: aspectos existenciais e patrimoniais

Palestrante: João Ricardo Brandão Aguirre

Coordenador da mesa:

Angelo Volpi ? Presidente da Anoreg/PR e Diretor do IBDFAM/PR

Coordenação científica: Fernanda Pederneiras, Graciela I. Marins e Marcelo Bürger

ANA CARLA HARMATIUK MATOS
Advogada. Mestre e Doutora em Direito pela UFPR. Mestre em Derecho Humano pela Universidad Internacional de Andalucía. Tuttora Diritto na Universidade di Pisa- Italia. Diretora da Região Sul do IBDFAM. Vice-Presidente do IBDCivil.

CARLOS EDUARDO PIANOVSKI RUZYK
Advogado. Doutor e mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Professor nos cursos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal do Paraná.

EROULTHS CORTIANO JUNIOR
Advogado. Pós-doutor em Direito pela Università degli studi di Torino. Doutor e Mestre em Direito pela UFPR. Professor Associado (graduação, mestrado e doutorado) da Universidade Federal do Paraná. Conselheiro Estadual da OAB/Paraná. Membro do Instituto Brasileiro do Direito de Família – IBDFAM, do Instituto Brasileiro de Direito Civil – IBDCivil e do Instituto dos Advogados do Paraná – IAP.

JOÃO RICARDO BRANDÃO AGUIRRE
Advogado. Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da USP. Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Presidente do IBDFAM/SP.

MARCELO TRUZZI OTERO
Advogado. Doutor e Mestre em Direito pela PUC/SP. Diretor Científico do IBDFAM/SP. Presidente da Comissão dos Advogados do IBDFAM Nacional

MARCELO LUIZ FRANCISCO DE MACEDO BÜRGER
Advogado. Mestre em Direito pela UFPR. Professor de Direito do UniCuritiba. Membro da Diretoria Nacional do IBDFAM.

MARCOS ALVES DA SILVA
Advogado. Doutor em Direito Civil pela UERJ. Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado) do UNICURITIBA.

MARINA PACHECO CARDOSO DINAMARCO
Advogada. Mestre em Direito Civil pela PUC/SP. Sócia efetiva do IASP e sócia fundadora AIJUDEFA – (Asociación de Juristas de Derecho de Família).

MELISSA FOLMANN
Advogada. Mestre em Direito pela PUCPR. Conselheira da OAB/PR. Membro do Conselho Científico de Tributação da Associação Comercial do Paraná, Membro do IAP – Instituto dos Advogados do Paraná. Professora da ESMAFE/PR (, da ESMAFE/RS e da graduação e pós-graduação da PUCPR, Professora convidada do Conselho da Justiça Federal – CJF, do Instituto Latino-Americano de Direito Social – IDS e da Rede LFG. Membro do Conselho Editorial da Juruá Editora, Coordenadora da Revista Brasileira de Direito Previdenciário da LexMagister, Membro Honorário do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), Associada Benemérita do IBDP. Autora de diversas obras e artigos, atuação como parecerista em diversos processos de repercussão junto ao Supremo Tribunal Federal e ao Superior Tribunal de Justiça.

VIVIANE GIRARDI PROSPERO
Advogada. Mestre em Direito das Relações Sociais pela UFPR. Doutoranda em Direito Civil pela USP. Diretora da Comissão de Jurisprudência do IBDFAM Nacional.

ZENO VELOSO
Professor Dr. Honoris Causa da Universidade da Amazônia. Diretor da Região Norte e Presidente da Comissão de Direito das Sucessões do IBDFAM Nacional

SEDE – Rua Brasilino Moura, 253 – Ahú – Curitiba / PR – 80.540-340

Dia 11 de dezembro de 2018, terça-feira, das 13h30 às 20h30

-> ADVOGADOS: R$100,00 (cem reais)

-> ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE DIREITO: R$60,00 (sessenta reais)

INSCRIÇÕES CLIQUE AQUI

INVESTIMENTO:

– ADVOGADOS
R$100,00 (cem reais).

– ASSOCIADOS IBDFAM/PR
R$80,00 (oitenta reais). As inscrições deverão ser solicitadas para o e-mail esa@oabpr.org.br

– ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE DIREITO
R$60,00 ( sessenta reais).

Realização: Ordem dos Advogados do Brasil – IBDFAM – Instituto Brasileiro de Direito de Família – Paraná e Escola Superior de Advocacia.